Prazo Para Dar Baixa Na Carteira De Trabalho Após Demissão

Neste texto falaremos sobre o prazo para dar baixa na Carteira de Trabalho após demissão, caso você se encontre nessa situação e esteja se sentindo um pouco perdido perante essa questão. Assim, ajudamos para que tenha uma luz sobre esse assunto.

Primeiramente, é importante que saiba que a Carteira de Trabalho é um documento onde se encontram armazenadas todas as informações sobre seus empregos, registros, dados laborais, entre outros dados.

Outra questão que se encontra especificada e que, muitas vezes acaba sendo necessária são os dados laborais como PIS, DV, entre outras questões. Vale a pena dizer que a CTPS é um documento onde além dos seus registros laborais também é possível solicitar auxílios, licenças, fazer cálculos de aposentadoria.

Se estiver se perguntando o que é dar baixa, essa ação é o encerramento do vínculo com uma empresa junto com a contabilidade. Sendo assim, encerra completamente os serviços prestados, que fazem com que o funcionário não trabalhe mais na companhia.

Ou seja, quando um funcionário se demite ou é demitido é necessário que apresente o seu documento laboral para que se desvincule o contrato de prestação de serviços, para isso é necessário apresentar a CTPS para o seu empregador ou o RH que farão o processo de dar baixa.

Esse processo, embora gere dúvidas, é bastante simplificado e permite que se retire o vínculo do funcionário na empresa com ajuda da contabilidade. O prazo para que seja realizado e o documento seja devolvido para o agora ex-funcionário é de 48 horas.

Neste prazo também se deverão apresentar os documentos de rescisão e fazer o pagamento de quaisquer taxas relacionadas ao fim do contrato. Permitindo com que a companhia não conte mais com esse funcionário nas suas listas de pagamento, e o funcionário possa ir em direção à novas empreitadas laborais.

Prazo Para Dar Baixa Na Carteira De Trabalho Após Demissão
Prazo Para Dar Baixa Na Carteira De Trabalho Após Demissão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo