O que significa sus

O que significa sus

No artigo de hoje vais ficar a saber O que significa sus, no nosso guia completo.

Acredito que todos saibam que o Brasil fornece à população atendimento médico gratuito, o SUS. Mas a maioria não sabe O que significa sus. Continue lendo para descobrir.

Sabias que todo brasileiro com CPF válido, tem o número do Cartão Nacional de Saúde, porque a base de informações está integrada com a Receita Federal. O Cartão SUS possibilita a identificação única do usuário do sistema de saúde. Com isso, é possível reunir as informações de atendimentos realizados.

O número do seu cartão do SUS é único e contém 15 dígitos. Ele é como se fosse o seu RG da saúde. Nele será registrado todos seus atendimentos, consultas marcadas, cartão de vacinação, informar alergias, adicionar contato de emergência, etc.

O que significa sus

Mas ao certo! O que significa sus? SUS significa Sistema Único de Saúde e é o principal sistema gratuito de atendimento médico do Brasil. Esse sistema oferece o Cartão do SUS, também conhecido como Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Esse cartão é um documento criado a fim de facilitar e automatizar o acesso do indivíduo à rede de saúde pública, ou seja, ao Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, confira neste artigo mais informações sobre ele pois agiliza e facilita o atendimento no sistema SUS.

É possível realizar vários procedimentos gratuitos com o cartão do SUS como:

  • consultas em diferentes especialidades médicas, exame de sangue, urina e fezes, pré-natal, transplantes, cirurgias, etc.
  • Onde e quando o indivíduo foi atendido (com data e horário);
  • Quais foram os serviços ou procedimentos prestados/realizados (como consulta, exame, coleta de sangue/urina e outros);
  • Qual profissional de saúde registrado realizou o atendimento.

Ele é usado e válido em todo o território brasileiro e o seu número CNS (Cartão Nacional de Saúde) pode ser consultado por qualquer unidade afim de saber mais informações relacionadas a sua saúde.

Para fazer o cartão do SUS você precisará de:

  • Documento de Identidade (RG ou CNH);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência, não precisa estar no nome do cadastrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo