O perigo do uso do instagram pelos jovens

Os jovens passam até nove horas por dia nas redes sociais, de acordo com um estudo recente da Common Sense Media.

Essa estatística incompreensível significa que quando não estão na escola ou dormindo, os jovens ficam grudados em seus celulares, onde interagem com amigos e com o resto do mundo por meio do Instagram, Snapchat, Facebook e uma variedade de outros canais.

Mas isso é bom para eles, até que ponto?

Embora seja uma forma de se conectar com amigos e informações, o que pode ser positivo, o aspecto “sempre ligado” nas redes sociais, pode ser exaustivo. Isso pode prejudicar a saúde mental de um jovem.

Quais são os aspectos negativos do instargram

Quais são os aspectos negativos do instargram
Quais são os aspectos negativos do instargram

No entanto, o uso da mídia social também pode afetar negativamente os adolescentes, distraindo-os, interrompendo seu sono e expondo-os a intimidações, rumores, visões irrealistas da vida de outras pessoas e pressão dos colegas.

Outro aspecto perigoso desta rede social é que é fácil para os jovens se compararem uns aos outros. Com um clique do mouse ou deslizar na tela, eles têm acesso a um mundo inteiro de amigos e estranhos. No entanto, o que eles veem frequentemente não é um reflexo da vida real.

“A comparação física é um grande problema do instagram”. “Levamos tudo na mídia social pelo valor de face. No entanto, selfies manipulados com filtros e programas de edição são a norma agora. ”

Essa comparação constante com ideais irrealistas pode resultar em baixa autoestima, dúvidas sobre si mesmo, imagem corporal ruim e medo de perder algo. Meninas e meninos lutam para acompanhar seus colegas.

Como contornar esse drama

É improvável que os jovens desistam do instagram, pois nao é tao facil os convencer a desativar a conta do instagram. Mesmo que os pais, os obriguem a deixar a rede social, seria difícil saber se a pessoa desativou o instagram. Mas existem maneiras mais saudáveis ​​de usá-lo.

Muitos profissionais de saúde mental defendem táticas como avisos de uso pesado que aparecem quando alguém está em uma rede social excessivamente, bem como avisos sobre imagens manipuladas digitalmente.

Os próprios adolescentes podem tomar algumas medidas para se proteger, especialmente se estiverem enfrentando pressão ou aumento da sensação de depressão e ansiedade associada às mídias sociais.

Existem etapas que você pode seguir para incentivar o uso responsável das mídias sociais e limitar alguns de seus efeitos negativos. Considere estas dicas:

  • Defina limites razoáveis. Converse com seu filho sobre como evitar que as redes sociais interfiram em suas atividades, sono, refeições ou dever de casa. Incentive uma rotina na hora de dormir que evite o uso de mídia eletrônica e mantenha celulares e tablets fora dos quartos dos adolescentes. Dê o exemplo seguindo essas regras você mesmo.
  • Monitore as contas de seu filho. Deixe seu filho saber que você verificará regularmente suas contas de mídia social. Você pode tentar fazer isso uma vez por semana ou mais. Certifique-se de seguir em frente.
  • Explique o que não está bem. Desencoraje seu filho de fofocar, espalhar boatos, intimidar ou prejudicar a reputação de alguém – online ou de outra forma. Converse com seu filho sobre o que é apropriado e seguro para compartilhar nas redes sociais.
  • Incentive o contato cara a cara com os amigos. Isso é particularmente importante para adolescentes vulneráveis ​​ao transtorno de ansiedade social.
  • Fale sobre mídia social. Fale sobre seus próprios hábitos de mídia social. Pergunte a seu filho como ele está usando as mídias sociais e como isso o faz se sentir. Lembre seu filho de que a mídia social está cheia de imagens irrealistas.

Se você acha que seu filho está apresentando sinais ou sintomas de ansiedade ou depressão relacionados ao uso das redes sociais, converse com o médico do seu filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo