Como Se Consulta Processo INSS Pelo CPF

Hoje preparamos um post para ensinar Como se consulta processo INSS pelo CPF. Com essas informações você já consegue ficar mais tranquilo e saber todas as informações sobre o andamento do seu processo INSS pelo CPF.

A consulta de benefício em revisão dá a possibilidade de consultar como está o andamento do seu pedido de revisão no INSS.

Importante ressaltar que este tipo de consulta, não detalha as ações realizadas no processo físico, mas apenas identifica se o processo ainda está em revisão ou se a mesma já foi finalizada.

Na maioria dos casos, a intenção da consulta do processo do INSS é colher informações sobre a situação do benefício, verificar se os pagamentos estão em dia, calcular o tempo de contribuição, descobrir quantos anos falta para se aposentar etc.

Consulta processo INSS pelo CPF

Consulta processo INSS pelo CPF
Consulta processo INSS pelo CPF

Para fazer a consulta, segurado pode ir ao posto do INSS mais próximo de si ou telefonar no 135 para consultar a situação da revisão por telefone.

Mas infelizmente estas consultas não resultam em muitas informações e, na maior parte das vezes, o segurado só fica sabendo que o benefício está sendo analisado somente, sem muitas informações do processo.

Porém também podes Consultar processo INSS pelo CPF online, a partir do seu computador ou pelo celular. Nesses casos, a Previdência Social disponibiliza uma plataforma digital. Por meio do Meu INSS, o segurado pode utilizar uma série de serviços online, ou seja, sem ir à agência, só precisando ter o CPF:

Para fazer a consulta benefício INSS pelo CPF você deve usar a página de serviços da Previdência permite a consulta do processo INSS mais completa.

O Meu INSS está disponível tanto na modalidade portal de internet como aplicativo de celular, que pode ser baixado nos celulares IOS e Android. O objetivo é centralizar todos os serviços que podem ser realizados a distância.

Para ter acesso ao portal, é preciso realizar um cadastro. O procedimento está disponível online, bastando clicar na opção de login do site ou do aplicativo,ou presencialmente nas agências.

Para fazer a consulta pelo portal, siga o nosso guia abaixo:

Meu INSS
Meu INSS
  1. O segurado deve entrar em meu.INSS.gov.br
  2. Em Seguida informar o CPF e a senha
  3. Após fazer o login, será preciso acessar o campo “Agendamentos/Requerimentos
  4. Depois, será preciso clicar em “Consultar requerimentos

Na página a seguir poderão aparecer uma destas situações, saiba abaixo como interpretar cada uma delas:

Revisão liberada

Se for concedida, essa informação deve estar disponível durante a consulta.

Por lei, o INSS deve comunicar o segurado por carta, mas o sistema também informa a liberação.

Pedido de exigência

Esse é o termo técnico para a necessidade de complementar a documentação, ou por outras palavras, faltam documentos no processo. O segurado receberá uma carta com a solicitação dos dados em falta ou necessários.

Pode ser uma declaração de um padrão antigo ou uma carteira de trabalho, por exemplo.

Em análise

Quando a revisão não foi negada nem foi concluída, o sistema informa “em análise”. Quando o pedido está nesta fase, não há muito o que fazer, a não ser esperar a conclusão da análise.

É possível ir à Junta de Recursos para contestar uma revisão ou uma decisão do posto, como a negativa de uma aposentadoria ou de um auxílio.

Telefone para consulta processo INSS pelo CPF

Em caso de dúvidas ou dificuldades para fazer a consulta do processo INSS pelo CPF, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília)

O atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo