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Na Black Friday, o Google aproveita para vender

Na Black Friday, o Google também aproveita para vender mais

Data: 24/11/2018 Fonte: g1

Na Black Friday, acontece uma movimentação pouco usual na sede do Google no Brasil. A sala de guerra da empresa, que aconteceu pelo 5º ano nesta sexta-feita (23), é uma operação que conta com mais de 400 funcionários participando somente no Brasil. Este ano, a força tarefa contou pela primeira vez com uma sala dedicada às pequenas e médias empresas.

A data é o período de maior buscas na plataforma da empresa por aqui, e os grandes varejistas estão ávidos para entender quais são os produtos mais procurados pelos consumidores, qual é o preço médio de um determinado item e como posicionar suas promoções para vender mais. No ano passado, as buscas foram 57% maiores do que em 2016. “Esperamos um aumento semelhante em 2018”, disse Diego Venturelli, gerente de insights para o varejo do Google Brasil.

O Google aproveita a Black Friday para estreitar os laços que tem com esses clientes no ramo de publicidade digital, gerando melhores vendas de anúncios para a gigante de tecnologia. Segundo Patricia Muratori, gerente de vendas para o varejo do Google no Brasil, a empresa consegue entender os desafios e objetivos dos varejistas na data e recomendar melhores estratégias. “A satisfação com os resultados é tão grande que das cinco cotas de pacotes de publicidade para a Black Friday 2019 nós vendemos quatro em menos de 48 horas”, disse. Citando dados da consultoria e-Bit, o Google espera que o varejo digital fature 15% a mais do que no ano passado, quando o comércio vendeu R$ 2,1 bilhões somente em compras online.

A empresa faturou US$ 32,3 bilhões em todo o mundo no último trimestre do ano passado, período de maiores ganhos. É uma alta de 80,5% em relação ao mesmo período de 2016. Desse total 84,3%, ou US$ 27,2 bilhões, vieram da venda de publicidade digital. Dados do Bureau de Publicidade Interativa (IAB, na sigla em inglês) afirmam que a publicidade digital cresceu 23% nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2018, o que corresponde a 45% de todo o investimento em publicidade no país durante esse período.

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