Blitz News
Notícias
Notícia
Os destaques do primeiro dia de prova do Enem

Do feminismo ao nazismo: os destaques do primeiro dia de prova do Enem

Data: 06/11/2018 Fonte: Capricho

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou neste domingo, 4, com a aplicação das provas de Ciências Humanas, Linguagens e a Redação, que teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet“. Nas questões objetivas, os candidatos tiveram que responder 90 perguntas sobre linguagens (português e o idioma estrangeiro escolhido), geografia, história, filosofia e sociologia. E assim como outras edições anteriores do exame, o Enem 2018 se concentrou em abordar temáticas sociais. 

No primeiro dia de exame, os destaques foram questões sobre nazismo, feminismo, escravidão, ditadura militar, democracia, crise de refugiados, racismo e diversidade LGBTQ+, além de um trecho da obra “1984”, de George Orwell, que alerta sobre os riscos de um Estado totalitário. Ao sair da prova, muitos candidatos afirmaram que esta foi a edição que mais abordou questões e políticas sociais.

Uma das questões que tratava sobre o feminismo falava de futebol feminino, enquanto outra discursava sobre a construção social do conceito da feminidade. O protesto das modelos no Miss Peru 2018 contra as taxas de feminicídio do país também foi tema na prova.

Publicidade