Blitz News
Notícias
Notícia
Facebook anuncia ferramenta para combater fakenews

Facebook anuncia ferramenta que mostrará o contexto de uma notícia compartilhada

Data: 10/10/2018 Fonte: Msn Brasil

Cada vez mais preocupado com o combate às fake news, o Facebook está disponibilizando para os usuários brasileiros uma nova ferramenta que ajudará o usuário identificar a credibilidade de uma notícia.

A rede social incluirá um botão de contexto em todas as notícias compartilhadas na plataforma, contendo ali a descrição da Wikipedia sobre o veículo onde a notícia foi publicada, artigos relacionados sobre o mesmo tópico e também indicar não só quantas vezes mas também em quais locais o artigo foi compartilhado dentro do Facebook. Além destas informações, a plataforma permitirá que seus usuários também vejam outros artigos publicados recentemente pelo mesmo veículo, e mostrará se algum dos amigos do usuário também compartilhou a notícia em sua linha do tempo.

A ferramenta foi produzida em parceria com diversos veículos de comunicação, incluindo muitos participantes do Projeto Facebook para Jornalismo. Ela foi primeiramente testada nos Estados Unidos, e a empresa está agora a disponibilizando para usuários no Brasil, Argentina, Colômbia e México.

Além disso, o Facebook já está testando também uma ferramenta que fornece mais informações sobre o autor do artigo, para que os usuários possam decidir se ele é um produtor de conteúdo confiável. A ferramenta ainda está em testes somente nos Estados Unidos, mas, assim como o botão de contexto, deverá logo ser disponibilizada aqui no Brasil também.

 

Publicidade