Blitz News
Notícias
Notícia
Apple remove aplicativo de VPN do Facebook

Apple remove aplicativo de VPN do Facebook da App Store

Data: 23/08/2018

A Apple removeu nesta semana o aplicativo de VPN Onavo, do Facebook, da loja App Store por não cumprir as suas regras de privacidade, segundo informações da CNBC. Comprado pelo Facebook em 2013, o aplicativo gratuito permitia que seus usuários acessassem uma rede virtual privada (VPN) para navegar pela web com maior privacidade.

“Trabalhamos duro para proteger a privacidade dos usuários e a segurança dos dados no ecossistema da Apple”, afirmou um porta-voz da Apple em comunicado sobre o assunto enviado à rede de notícias nesta semana. 

No documento para a CNBC, a empresa de Cupertino ainda explica a razão para a saída do aplicativo da sua loja. “Com a mais recente atualização nas nossas diretrizes, deixamos explicitamente claro que os apps não devem coletar informações sobre outros apps instalados no aparelho de um usuário com fins de análise ou publicidade/marketing e precisam deixar claro quais dados dos usuários serão coletados e como essas informações serão usadas.”

Questionamentos no Congresso

No último mês de junho, em depoimento ao Congresso dos EUA após o escândalo da Cambridge Analytica, a rede social afirmou que não usava os dados do Onavo “para usos em produtos do Facebook” ou para reunir informações sobre usuários individuais, conforme reportagem da CNBC. 

No entanto, a companhia de Mark Zuckerberg revelou na ocasião que usava o aplicativo em questão para saber quais produtos estavam se tornando populares.

Posição Facebook

“Sempre fomos claros quando as pessoas baixaram o Onavo sobre as informações que são coletadas e como elas são usadas. Como uma desenvolvedora na plataforma da Apple, nós seguimos as regras que eles determinam”, afirmou a rede social em comunicado sobre o assunto.

Publicidade