Blitz News
Notícias
Entretenimento
Por que baterias dos celulares pegam fogo?

Por que baterias dos celulares pegam fogo e o que você deve fazer para impedir isso

Data: 24/07/2018

Existem várias razões pelas quais a bateria do telefone pode superaquecer. Às vezes é um incidente isolado, enquanto outros, como o Note 7, têm uma falha geral.

Mas há duas causas principais para falhas nas baterias de íon de lítio. A primeira é quando a bateria fica danificada. Isso causa curto-circuito, fazendo com que a bateria se expanda e possa explodir.

O calor é a outra causa principal de incêndios e geralmente está relacionado ao carregamento. Carregar a bateria resulta em geração de calor e, se a temperatura ficar muito alta, pode ocorrer um curto-circuito interno.

Com as novas tecnologias, como carregamento rápido e os novos processadores, há mais calor nos telefones atuais. O design de um telefone também pode ser prejudicial, especialmente quando as empresas tentam encaixar uma bateria grande em um telefone muito fino, sem garantir que o calor seja suficientemente dissipado ou colocando componentes muito próximos.

Como prevenir que a bateria superaqueça

• Use o carregador correto: O ideal é usar o carregador fornecido com o dispositivo;

• Desconecte após a carga: isso evita acúmulo desnecessário de calor;

• Carregue em um lugar seguro: por mais tentador que seja, não deixe o telefone carregando sob o travesseiro a noite toda

• Remova as capas: elas restringem a dissipação de calor;

• Evite a luz direta do sol: o sol aquecerá ainda mais o celular;

• Deixe o telefone esfriar: no caso de sentir o celular quente, é importante deixá-lo de usar para que esfrie;

• Evite pressão: para que a bateria não fure, o usuário não pode sentar nela ou permitir que ela fique sob pressão excessiva.

Publicidade