Blitz News
Notícias
Saúde
Ingrediente do slime é perigoso para as crianças

Estudo alerta para ingrediente do slime que é perigoso para as crianças

Data: 17/07/2018

O slime tem feito grande sucesso entre as crianças. Trata-se de uma espécie de meleca que as crianças estão fazendo em casa. Porém, um estudo feito pela Which?, organização britânica especializada em direitos do consumidor e teste de produtos, acaba de alertar para os riscos de um ingrediente presente em muitas destas melecas.

O borax ou borato de sódio é um ingrediente frequentemente utilizado para fazer este brinquedo e muitos consideram que ele apresenta um efeito melhor no resultado final do que a outra alternativa, o bicarbonato de sódio. Porém, a pesquisa da Which? alerta que os níveis de borax presentes no slime são perigosos para a saúde das crianças.

Eles testaram onze marcas que fabricam este brinquedo no Reino Unido e entre elas, oito apresentaram níveis acima do recomendado de borax. O estudo também alerta para o slime feito em casa, mais comum no Brasil. No Reino Unido já há diversos relatos de crianças que apresentaram problemas de saúde após entrarem em contato com o borax.

De acordo com a pesquisa, o contato com o borax em quantidades acima do recomendado, pode causar problemas como cólicas estomacais, vômitos e diarreia. Além disso, este produto também pode causar sérias irritações nos olhos, problemas de fertilidade e caso mulheres grávidas entrem em contato com o produto, o bebê pode ter sua saúde afetada. “Os pais vão ficar em choque ao saberem que a saúde de seus filhos está em risco com este produto”, afirmou o autor do estudo Nikki Stopford.

Diante destas informações, o melhor é não utilizar o borax ou borato de sódio na hora de fazer o slime. Peça para que seu filho escolha o bicarbonato de sódio ou outra alternativa segura como um substituto, o efeito final no brinquedo é praticamente o mesmo.

Publicidade