Blitz News
Notícias
Saúde
Água Gelada Faz Mal?

Água Gelada Faz Mal?

Data: 04/07/2018

Hidratar o corpo tem benefícios comprovados para a nossa saúde física e mental. A recomendação de ingestão de água feita pelas Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina é para que homens consumam uma média 3,7 litros de água por dia (15,5 xícaras) e mulheres, 2,7 litros (11,5 xícaras) diariamente.

Muitos acreditam que beber água gelada faz mal a saúde com o passar do tempo. Essa teoria é baseada na crença de muitos povos e culturas que afirmam que beber água gelada contrai o estômago, dificulta a digestão dos alimentos após uma refeição. Além do corpo trabalhar mais para manter a temperatura interna de 37 ° C (98,6 ° F), as enzimas corporais são menos eficientes, os vasos sanguíneos são encolhidos e o sistema imunológico enfraquecido.

Embora existam evidências inconclusivas de que a água gelada faz mal, muitos ainda defendem isso.

Um pequeno e antigo estudo realizado em 1978 com 15 pessoas trouxe algumas informações mais conclusivas. A pesquisa evidenciou que beber água gelada torna a mucosa nasal mais espessa e mais difícil de atravessar o trato respiratório. Isso significa que se você está tentando tratar um resfriado ou gripe, beber água fria ou gelada pode agravar a sua congestão.

Outras condições de saúde como enxaquecas e a dor relacionada à acalasia, que é uma condição que limita a capacidade do corpo de passar comida pelo esôfago, também podem piorar quando ingerimos água gelada durante a refeição. Mas ambas se manifestam em pessoas já submetidas a essa condição.

Quando colocamos uma lupa sobre o assunto, constatamos que na medicina chinesa antiga, beber água fria com comida quente era visto como um desequilíbrio. Normalmente, as refeições na cultura chinesa são servidas com água morna ou chá quente.

Mas há alguma verdade nessas afirmações? Beber água gelada faz mal ou não, afinal? Continue lendo e obtenha mais informações sobre o tema.


 

Publicidade