Blitz News
Notícias
Saúde
Carnes processadas aumentam o risco de câncer.

Carnes processadas aumentam o risco de câncer de mama.

Data: 30/04/2018

A vida moderna, cada vez mais agitada, dificultou o excelente hábito de preparar os próprios alimentos e deu lugar aos alimentos prontos para consumo ou de fácil preparo. No entanto, grande parte desses alimentos estão associados ao aumento de risco para o câncer.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, mulheres que consomem três fatias de bacon ou duas salsichas podem ter um risco maior de desenvolver câncer de mama. A pesquisa foi publicada no "European Journal of Cancer".

Durante sete anos, a equipe de investigadores acompanhou mais de 260 mil mulheres britânicas, com idades entre 40 e 69 anos, sem registro prévio de câncer de mama.

A análise verificou se as participantes desenvolveram ou não câncer de mama durante o estudo, juntamente com informações sobre status sociodemográfico, fatores de estilo de vida e hábitos alimentares.

Os resultados mostraram que o consumo de apenas 9 gramas de embutidos ao dia (cerca de duas salsichas) aumentou em 21% a probabilidade de ter esse tumor em comparação com aquelas que não consumiram carne processada.

Então, os pesquisadores realizaram uma meta-análise que incorporou os resultados deste estudo com 10 outros estudos, combinando dados de 40.257 casos de câncer de mama em mais de 1,6 milhão de mulheres. Essa investigação mostrou que o consumo de carne processada aumenta significativamente o risco de câncer de mama em 6% das mulheres.

O risco para mulheres na pós-menopausa foi de 9%, levando os pesquisadores a acreditar que o risco pós-menopausa provavelmente é responsável pela porcentagem geral de risco.

"Além dos efeitos conhecidos anteriormente de carne processada em outros tipos de câncer, isso acrescenta mais evidências de que pode ter um efeito deletério sobre o câncer de mama, particularmente em pós- mulheres na menopausa?, disse o co-autor Naveed Sattar, professor da universidade.

Carne processada refere-se a carne vermelha que passou por um processo de salga e fermentação. A revisão não encontrou ligações entre o câncer de mama e carnes vermelhas não processadas, como carne bovina, carne de porco e cordeiro.

Publicidade