Blitz News
Notícias
Saúde
Cuidados envolvendo o uso do Ar Condicionado.

Ar Condicionado: cuidados e riscos envolvendo o uso do aparelho.

Data: 26/04/2018

Seja no shopping, no escritório ou no carro, não existe nada melhor do que sentir aquele frescor do ar condicionado em um dia de calor ou dentro do carro abafado, certo? Mas será que isso faz bem para o nosso corpo ou faz mal para nossa respiração e pulmões?

A função básica do ar condicionado, e que deveria sempre acontecer, é pegar o ar sujo do lado de fora e filtrá-lo, liberando-o limpinho para o lado de dentro. Isso é ótimo para manter o ambiente agradável, porém o problema aparece quando a manutenção destes aparelhos não é realizada adequadamente ou quando o ambiente está tão frio que prejudica nossa respiração pelo choque térmico.

Existem algumas questões que estão relacionadas ao ar condicionado, confira abaixo e veja como prevenir possíveis complicações:

Problemas respiratórios

Imagine-se respirando o ar em temperatura ambiente e de uma hora para outra passar a respirar em uma temperatura muito mais fria. Isso afeta diretamente o sistema respiratório, como nariz e garganta, que não conseguem aquecer e umidificar o ar gelado, permitindo que o ar chegue aos pulmões frio e seco.

Esse ar irrita a via aérea, ressecando a pele interna da faringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Além disso, o conteúdo presente no ar que é inalado acaba disparando uma resposta imunológica, principalmente em pessoas previamente portadores de asma, rinite alérgica e bronquite.

Nariz coçando e escorrendo, coriza, espirros, chiado no peito e tosse aparecem sinalizando que algo está inadequado. Portanto se você perceber esses sintomas, pense no ar condicionado como uma possível explicação.

Limpeza dos aparelhos

O que acontece se ao invés do ar condicionado filtrar o ar retirando sujeira, acontecesse o contrário? Aquela sujeira toda acaba sendo liberada no ambiente, para nossa respiração. A partir do momento que a limpeza do aparelho e a troca dos filtros não são realizadas da forma correta e periódica, doenças respiratórias graves como pneumonias podem surgir. Existem alergias ao material sujo que se acumula no aparelho, que pode conter bactérias, fungos e mofo.

Dicas para manter a saúde dos pulmões

O ar condicionado é uma maravilha moderna, porém deve ser utilizado com moderação, principalmente por pessoas que tenham doenças respiratórias. A limpeza adequada e manutenção preventiva regular dos aparelhos são essenciais para que o uso do ar condicionado não traga prejuízos para sua saúde. Cabe aqui o conhecido slogan ?aprecie com moderação?. Veja dicas para amenizar os prejuízos do ar condicionado:

  • Mantenha seu ar condicionado de casa ou do carro com os filtros dentro do período correto de troca e manutenção
  • Caso você trabalhe em escritório com ar condicionado, peça para trocar de lugar. Vá para um local onde tenha menos influência do ar gelado. Apesar de ainda estar respirando o ar seco e frio, ele acaba de dissipando e afeta menos a respiração
  • Exija que a manutenção periódica do aparelho seja realizada. Desde janeiro de 2018 prédios públicos ou privados são obrigados a fazer a manutenção do sistema de ar condicionado, de acordo com a lei 13.589/18. Esse é um direito conquistado que ajuda em nossa saúde respiratória
  • Abra a janela no mínimo duas vezes ao dia para renovar o ar. Essa ação simples pode mantém o ar circulante dentro do seu escritório ou dentro de casa, renovando o ar do ambiente. O ar condicionado central dos prédios não renova o ar, ele simplesmente circula e resfria o ar antigo, que pode conter poeira, mofo e outros detritos. Manter janelas aberta auxilia em um ar mais fresco.

Publicidade