Blitz News
Notícias
Notícia
Inverno de 2018 vai ser o mais frio em 100 anos?

Inverno de 2018 no Brasil vai ser o mais frio em 100 anos?

Data: 24/04/2018

Está viralizando a notícia na internet de que o inverno de 2018 será o mais gelado dos últimos anos. A notícia informa que haverá uma queda brusca na temperatura por conta do La Niña, fenômeno climático responsável pelo resfriamento da superfície do Oceano Pacífico.

Mas é sempre bom deixar claro, quem ama o frio não vai ser agora que vai conseguir tirar aquela roupa de inverno do guarda-roupas. Isso porque meteorologistas afirmam que o inverno desse ano está longe de ser o mais frio de todos os tempos.

Quem entende do assunto diz que essa é uma afirmação muito precipitada de se fazer. Tecnicamente, o que se pode adiantar é que o inverno de 2018 será mais frio do que do ano passado, com possibilidades de picos pontuais na temperatura. Além disso, ao invés de tardes secas e ensolaradas, a tendência esse ano é de que as tardes sejam mais nubladas e chuvosas, pelo menos da região Sudeste.

E sim, essa queda na temperatura é mesmo resultado do La Niña, embora não na intensidade como estavam comentando. Isso acontece, conforme especialistas, porque o fenômeno permite a entra de mais frentes frias, que baixam a temperatura das águas do Pacífico.

Isso, sem contar com a correlação entre as ondas de frio e a atividade solar. Ao que tudo indica, o sol tem um ciclo de 11 anos em que se aproxima e se afasta da Terra. Esse ano, exatamente, ele atinge seu auge de afastamento, situação que deve se prolongar pelos próximos dois anos, pelo menos.

Publicidade