Blitz News
Notícias
Notícia
Prefeitura adere ao movimento Abril Verde.

Prefeitura adere ao movimento Abril Verde.

Data: 29/03/2018

A Prefeitura de Campo Grande aderiu ao movimento “Abril Verde” que visa chamar a atenção da sociedade para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais e vai apoiar as ações através da participação de um grupo de trabalho interistitucional. Nesta quarta-feira (28) o prefeito Marquinhos Trad, o secretário de Saúde Marcelo Vilela e a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado, estiveram reunidos com o juiz do Trabalho e Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro, Márcio Alexandre da Silva, para conhecer um pouco mais do movimento.

O juiz lembrou que o Abril Verde é um movimento de iniciativa popular com participação espontânea, mas que a participação do Poder Público é fundamental.

“ É preciso chamar a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais e isso dentro das autarquias, secretarias e órgãos públicos também é fundamental. A política de prevenção à saúde do trabalhador deve ser norteada por ações efetivas e que ajudam a reduzir os índices alarmantes”, disse .

Entre os setores do Executivo participantes do movimento está o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Microrregião de Campo Grande, ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), que integra o grupo de trabalho interinstitucional – Geritrin 24, composto pelos seguintes parceiros :  TRT 24, MPT,  Cerest Estadual, Fundacentro, Fiems, SESI entre outros.

Mobilização

Considerando que o dia 07 de abril é considerado o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 de abril foi consagrado pela Organização Internacional do Trabalho como o dia Mundial em Memórias às Vítimas de Trabalho e de Doenças Ocupacionais, o mês concentra as ações do Movimento Abril Verde, que tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro, com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, mobilizando a sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho.

As ações do Movimento Abril Verde são realizadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho, Estado de Mato Grosso do Sul e Município de Campo Grande.

De acordo com dados oficiais mais recentes, são registrados mais de 500 mil acidentes de trabalho por ano, causando mais de 2 mil mortes por ano e retirando definitivamente do mundo do trabalho 37 trabalhadores por dia.

Publicidade