Blitz News
Notícias
Notícia
1º Seminário de Educação Escolar Indígena.

1º Seminário de Educação Escolar Indígena.

Data: 02/03/2018

O Conselho Municipal Transitório dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas promove neste sábado (3) o 1º Seminário de Educação Escolar Indígena. O evento ocorre às 8 horas, no Auditório do Instituto Mirim de Campo Grande, Avenida Fabio Zahran, 6.000 – Vila Carvalho.

Com o tema “A Educação Escolar Indígena em Mato Grosso do Sul: Conquistas e Desafios a partir do Decreto 6861/09” o seminário objetiva discutir o ensino intercultural e bilíngüe visando à valorização plena dos povos indígenas, a afirmação e a manutenção da identidade e suas diversidades étnicas.

A oferta de educação escolar intercultural e bilíngüe de qualidade é fundamental para garantir a permanência dos jovens nos seus territórios e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico autônomo dos projetos coletivos dos povos e das comunidades indígenas.

Com apoio de parceiros e aliados, incluindo as esferas dos poderes públicos, é possível desenvolver experiências alternativas de escolas e de ensino que mostram excelentes resultados, com gestão própria e autonomia para decidir sobre o que e como ensinar, provando que a escola verdadeiramente indígena é possível.

O incentivo da nova legislação escolar indígena e as experiências bem sucedidas trouxeram uma certeza: a de que os índios são capazes de pensar e de construir o próprio destino. Deste modo, a educação escolar indígena deve garantir uma educação de qualidade social, diferente, específica que respeite as igualdades e as diferenças existentes em cada pessoa, em cada sociedade multicultural.

Publicidade