Blitz News
Notícias
Saúde
6 Sintomas que indicam que seu fígado está doente.

6 Sintomas Mais Comuns Que Indicam Que Seu Fígado Está Doente.

Data: 27/12/2017

Seu fígado é um órgão muito importante para o organismo. Ele não só atua como um filtro para o seu sangue, mas também produz hormônios, armazena energia e faz compostos que permitem que o seu intestino possa digerir os alimentos. E esses são apenas algumas das suas muitas funções essenciais.

Considerando tudo isso, é fundamental mantê-lo saudável. Mas a má alimentação e outros maus hábitos podem causar uma má eficiência no funcionamento desse órgão. Além disso, outros problemas podem afetá-lo. A hepatite C, por exemplo, costumava ser chamada de “epidemia silenciosa”, porque muitas pessoas que a tinham não estavam cientes disso.

Muitas vezes, os problemas no fígado não apresentam sintomas e, no momento em que você está apresentado sinais ou sintomas de problemas hepáticos, seja devido à hepatite, doença hepática gordurosa, ou algo mais, as chances são boas de que o problema já seja grave e caminhe para a cirrose.

A cirrose é um tipo de deterioração grave do fígado. Os pacientes com cirrose hepática estão em risco significativo de câncer de fígado e podem eventualmente precisar de um transplante.

A doença hepática gordurosa, que muitas vezes acompanha a obesidade, é a causa mais comum de problemas hepáticos. Algumas estimativas sugerem que até 25 milhões de pessoas têm doença hepática gordurosa. As várias formas de hepatite, bem como o consumo excessivo de álcool, são outras causas comuns de problemas hepáticos.

Beber com moderação, aderir a uma dieta saudável e fazer muito exercício físico é a melhor defesa contra problemas hepáticos. É também recomendado fazer exames regulares com o seu médico, o que pode permitir que ele detecte marcadores de sangue de problemas de fígado não reconhecidos ou iminentes.

Sintomas E Sinais Que O Seu Fígado Está Doente

Há também muitos sintomas comuns associados à doença hepática. Se você experimentar qualquer um destes, procure um médico para uma avaliação.

1. Dores Abdominais

Sentir dor ou inchaço no quadrante superior direito do seu abdômen é um sinal que seu fígado pode estar mal. O seu fígado ocupa a maior parte da sua cavidade abdominal e está alojado no seu lado direito. Se ele está danificado ou inflamado, é nesse local onde você sentirá dores.

2. Olhos ou Pele Amarela (icterícia)

Quando seu corpo quebra as células sanguíneas antigas, um dos subprodutos criados é um composto amarelado chamado bilirrubina. Enquanto um fígado saudável não tem problema em eliminar a bilirrubina, um fígado doente permite que a bilirrubina se acumule no seu sangue, o que pode fazer com que sua pele e olhos fiquem amarelos. Isso é conhecido como icterícia. Urina escura e fezes brancas também são sinais de icterícia.

3. Dor nas Articulações

Dores nas articulações como artrite, náuseas, vômitos, fadiga e perda de apetite são todos sintomas inter-relacionados com hepatopatia ou hepatite autoimune. A hepatite autoimune é uma condição na qual seu sistema imunológico ataca, por engano, as células e os tecidos do fígado, e é mais comum em mulheres do que em homens.

4. Manchas na Pele

Se seu fígado não está limpando seu sangue corretamente, você pode ter problemas de coagulação perto da superfície da sua pele. Esses tipos de problemas de coagulação podem resultar em grandes manchas roxas na pele. São comuns no peito e no tronco.

5. Confusão

Um fígado doente pode permitir que muito cobre se acumule no seu sangue e no cérebro. Isso pode levar a uma confusão mental. Esse tipo de confusão está associada à doença hepática em estágio avançado, o que significa que é improvável que seja o primeiro (ou único) sintoma que você experimenta se seu fígado estiver em apuros.

6. Perda de Massa Muscular

Uma barriga de grande tamanho, um tornozelo inchado junto com braços e pernas magros e fracos pode resultar em desequilíbrio dos fluidos, causado por um fígado doente. A perda de músculo também pode aparecer acima das suas bochechas. Mas, novamente, estes são os sintomas da doença hepática de estágio tardio, e não algo que você provavelmente perceberá de repente em um dia.

 

Publicidade