Blitz News
Notícias
Entretenimento
8 dicas para estimular a leitura em casa

8 dicas para estimular a leitura em casa

Data: 24/11/2017

Diante de um universo cada vez maior de brinquedos e distrações tecnológicas, nem sempre é tarefa fácil estimular a leitura dentro de casa. O segredo é fazer dos livros uma grande brincadeira. Então, para ajudá-lo a estimular a leitura nas crianças, separamos algumas dicas dos especialistas. Confira:

1. Adapte o ambiente para uma leitura prazerosa

Locais com distrações eletrônicas (TV, som, computador), passíveis de ruídos ou entrada de pessoas não ajudam. Escolha um ambiente calmo e confortável e opte pela leitura em horários em que a criança se encontra menos agitada.

2. Escolha a leitura correta

Deixe a criança ler em seu ritmo, sem desafiá-la a leituras mais complexas. Forçar a criança pode servir como desestímulo à leitura. Dê prioridade a livros de sua faixa etária e varie sempre, afinal, crianças gostam de experimentar novas narrativas e histórias. 

3. Pratique regularmente

A leitura só se torna um hábito quando feita com regularidade. Ler pouco e frequentemente é a melhor estratégia para despertar o interesse pelos livros. Os especialistas garantem que 10 a 15 minutos de leitura diária já é suficiente.

4. Leia em conjunto

Se a criança tem dificuldades em se concentrar sozinha durante a leitura, experimente a leitura em conjunto. Assim, você dará estímulo extra e confiança para que a criança depois siga sozinha em suas próprias leituras.

5. Seja positivo

É comum que a criança se atrapalhe na leitura de uma nova história, errando a pronúncia de algumas palavras. Quando isso ocorrer, nunca a interrompa de imediato. Releiam juntos aquele pedaço, assim você oferece à criança a oportunidade de auto-correção. E quando ela acertar, ofereça palavras de estímulo, como: ?Parabéns, você aprende rápido?!

6. Invente histórias

Que tal começar a leitura de um livro e parar no meio, estimulando a criança a continuar aquela história de onde parou? Essa é uma forma de estimular a imaginação. Você também pode transformar a leitura do livro em uma grande encenação. Monte o palco, vista roupas diferentes e se entregue à diversão.

7. Leve a criança a bibliotecas

Se o acervo de casa for pequeno ou limitado, leve a criança a uma visita à biblioteca para que ela tenha contato com uma infinidade de obras diferentes. Ter contato com o grandioso universo dos livros estimula a vontade de ler e o interesse por obras diferentes.

8. Ao final de cada leitura, valorize a reflexão

Ser um leitor é mais do que pronunciar palavras corretamente. O importante é compreender o que se leu e tirar lições positivas daquela leitura para a vida. Então, ao final de cada livro, converse com a criança a respeito do livro e estimule-a a falar sobre o que aprendeu bem como a destacar sua parte favorita da história.

Publicidade