Blitz News
Notícias
Entretenimento
Convites para jogos no FB têm data para acabar.

Convites para jogos e aplicativos no Facebook já têm data para acabar.

Data: 22/11/2017

O Facebook anunciou na última semana mudanças em seu SDK — o kit de desenvolvimento voltado para programadores. Entre as principais alterações está a remoção do envio de convites de jogos e aplicativos dentro da rede social. O recurso, muito usado por games como Candy Crush Saga e Farmville, é apontado com um das coisas mais irritantes dentro da rede de Mark Zuckerberg. A proposta da rede social, porém, é retirar esta função de forma gradual.

De acordo com a plataforma americana, a notificação já foi feita aos desenvolvedores e o plugin que faz essas solicitações não será mais atualizado, sendo excluído por completo na data de 6 de fevereiro de 2018.

O envio de convites dentro do Facebook era uma forma dos games conseguirem mais adeptos. Muitas vezes os jogos dentro da rede social ofereciam algum tipo de recompensa. No Candy Crush, por exemplo, além da solicitação para conhecer o game era prática pedir mais vidas para os amigos.

Por outro lado, atrapalhava a experiência na rede social. É muito comum receber uma notificação, pensar que se trata de um comentário ou curtida, mas é um alerta de algum jogo desconhecido.

É verdade que este tipo de notificação reduziu nos últimos tempos. Muito por causa do fracassos dos jogos de não terem mais um número grande de usuários ativos atualmente. Além disso, o Facebook também conta com uma ferramenta para bloquear este tipo de solicitação indesejada.

Desde 2015, o Facebook já sinalizava que esta função estava com o seus dias contatos. Em um evento na Índia, Mark Zuckerberg disse que já tinha identificado este problema e que a empresa estava trabalhando para reduzir o impacto de notificações indesejadas nos perfis. Três anos depois, para alívio de seus usuários, a rede social vai impedir por completo os convites de games e apps.

A rede social também anunciou a retirada de outras funções. Uma delas diz respeito ao plugin de comentários. A partir de fevereiro de 2018, o comentário feito dentro de um site não será espelhado em outra página na web, apenas dentro do Facebook. O botão de curtir também não poderá mais ser usado em aplicativos móveis de terceiros. Com isso, apps iOS e Android não terão mais o botão de Like para páginas. O botão de Seguir (Follow Button) também está será eliminado.

Publicidade