Blitz News
Notícias
Coluna
Coluna de arquitetura - Lâmpadas de LED

Lâmpadas de LED: economia e durabilidade que preservam o meio ambiente.

Autor: Letícia Chamorro - Arquiteta Data: 08/08/2017

Certamente você já ouviu falar sobre LED, não é mesmo? Inicialmente utilizado em sinalizadores e controles de tv, atualmente fazem parte do nosso dia a dia em tv’s, celulares, semáforos e lâmpadas.

A sigla vem de “Light Emitting Diodes”, que significa diodo emissor de luz, ou seja, energia elétrica convertida em energia luminosa através de diodos, gerando luz com baixo consumo de energia.

Dentre as vantagens da lâmpada LED, a economia e a durabilidade são as que mais chamam a atenção do consumidor. Apesar do investimento inicial ser um pouco maior, a redução da conta de energia em até 90% e a vida útil longa, podendo durar até 25 vezes mais do que a incandescente e 4 vezes mais do que as fluorescentes compactas, - segundo o Inmetro -, permitem que ela seja uma escolha inteligente na hora de iluminar o seu ambiente.

Ela não contém mercúrio na sua composição, não emite radiação ultravioleta e infravermelha e possui uma película que dificulta a quebra, podendo assim, ser descartada em lixo comum.

 A sua baixa voltagem permite ser instalada em ambientes úmidos ou molhados, como piscinas e saunas, sem risco de choque. E como não esquenta, pode ser utilizada em pequena altura, como por exemplo, em sinalizadores de escadas.

É possível a encontrar em várias tonalidades, desde as brancas e amarelas, até as coloridas, com finalidade decorativa ou para uso cromoterápico, nas cores vermelha, laranja, verde, âmbar e etc, sendo possível controlar a intensidade do fluxo luminoso de 0 a 100% através da dimerização.

A principal desvantagem ainda é com relação ao IRC (índice de reprodução de cor), portanto é importante contar com um bom projeto luminotécnico, para que seu investimento não seja em vão.

 

Sabemos que a lâmpada LED é a “queridinha” do momento devido a sua variedade, economia e sustentabilidade, mas você sabe como utilizar ela na sua casa?

- Na sala, podemos utilizar como iluminação geral ou nos detalhes decorativos. Podemos utilizar spots, chamando a atenção para alguma parede, quadro ou móvel e destacar sancas. 

- Na cozinha, podemos utilizar focos direcionados em bancadas e fitas LED destacando armários e decorando rodapés, não esquecendo de manter a iluminação geral da cozinha, já que esse é um ambiente de trabalho.

 

- No quarto, podemos decorar espelhos e prateleiras, destacar a cama e brincar com as cores quentes (amarelo e âmbar) já que o ambiente pede uma atmosfera aconchegante.

 - No banheiro e no lavabo, podemos ressaltar a decoração, iluminar o lavatório e o espelho com spots ou fita LED.

- Na iluminação de corredores e escadas, podemos utilizar arandelas, balizadores e fitas LED acompanhando o teto ou o piso.

 

Como a lâmpada LED não emite calor, ela é ideal para iluminar plantas, obras de arte e cortinas, já que não danificam os seus materiais.

 

                Lembrando que, para informações mais completas, contrate um profissional especializado.

 

 

 

 

Galeria de Fotos

Publicidade