Blitz News
Notícias
Coluna
Cuidado! Uso de maquiagem vencida faz mal a pele!!

Cuidado! Uso de maquiagem vencida faz mal a pele!!

Autor: Miriam Menezes Data: 01/08/2017

Hoje vamos falar de um tema muito sério e importante, que é o uso de maquiagem com o prazo de validade vencido. É muito comum as pessoas irem usando e não se darem conta que o produto venceu, o resultado muitas vezes do uso de produtos vencidos, podem causar sérios danos a pele, Enquanto a validade está ativa, o produto mantém as propriedades de ação intactas. A falta de ação dos conservantes pode levar a irritações na pele e até infecções, pois favorece o crescimento de microorganismos, como bactérias e fungos, por isso é muito importante estar sempre atenta, como também guardar em lugar inadequado os produtos podem alterar a sua composição.

É muito importante que você nunca compre grandes quantidades de produtos, as vezes na empolgação compramos produtos e não conseguimos usar dentro do prazo de validade e isso além do prejuízo financeiro também corremos o risco de não perceber que ele está vencido, então fique atenta e compre somente o necessário, seu bolso agradece.

O cosmético expirado pode se transformar em abrigo para diversas bactérias. No caso de lápis para os olhos, só para citar um exemplo, pode causar até mesmo conjuntivite se usado fora do prazo. Especialistas ainda recomendam algumas regrinhas de boa utilização e substituições: batons devem ser trocados a cada um ano e meio. Delineador, sombra para os olhos, base e pó para o rosto devem ser substituídos a cada seis a 12 meses e, máscara para os olhos, a cada três meses.

Como identificar produtos de pele vencidos? É simples, as bases costumam ficar mais “espessas”, com o cheiro alterado e, as que contém óleo na formulação, apresentam acúmulo do produto na superfície.

Já em relação aos produtos em pó, é possível identificar que eles estão estragados ou vencidos quando a cor (pigmentação) e a textura começam a mudar, já que eles ficam ainda mais duros e tendem a “esfarelar” facilmente.

 

Os batons também ficam com o cheiro forte e com a textura alterada.

Então fique atenta, se o produto mudar de cor, cheiro e textura, descarte-o imediatamente.

Fazendo isso você ficará livre de:

 

·         Irritações na pele.

·         Acne.

·         Irritação nos olhos, e até conjuntivite.

Por isso, cuidado! Avalie bem o estado das suas maquiagens, e use de forma consciente. Avalie a relação custo-benefício e pense primeiramente em sua saúde.

beijos e até a próxima semana!

Publicidade