Blitz News
Notícias
Notícia
Entrega de brinquedos feitos por detentos em CEINF

Vice-prefeita participa da entrega de brinquedos produzidos por detentos em CEINF

Data: 26/07/2017 Fonte: CG Notícias

Campo Grande, 26/07/2017 às 15:16

Brinquedos pedagógicos produzidos por detentos da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande estão contribuindo para o aprendizado e diversão dos 270 alunos do Centro de Educação Infantil (Ceinf) “Lafayete Câmara de Oliveira”, no bairro Santa Carmélia.

A Vice-Prefeita Adriane Lopes participou na manhã do dia 26 de Julho, da entrega de brinquedos pedagógicos do projeto “Educação Lúdica com Brinquedos Pedagógicos”, da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Além dos brinquedos, também foram realizadas no presídio as reformas de cadeiras de alimentação e confeccionadas capas para os colchonetes das crianças. O centro educacional recebeu, ainda, a doação de cadeiras de fio fabricadas com mão de obra prisional.

O projeto é realizado por meio da direção do presídio e existe há mais de um ano, já tendo beneficiado seis instituições sociais e de ensino. A iniciativa foi idealizada pelo agente penitenciário Vinícius Saraiva e consiste em associar o trabalho filantrópico ao de ressocialização de custodiados da Máxima, pois, ao mesmo tempo em que ajuda as crianças, leva ocupação produtiva e novos valores pessoais aos detentos.

Com a iniciativa, os reeducandos aprendem a transformar sobras de madeiras da marcenaria do presídio, que iriam para o lixo, em jogos educativos, carrinhos, entre outros; brinquedos em crochê também são confeccionados por eles. Além da beleza existe todo um cuidado quanto à funcionalidade e segurança das peças, já que não possuem acessórios pequenos e é tudo feito com cola, sem o uso de pregos ou materiais que possam machucar as crianças.

A doação ao Ceinf do Santa Carmélia foi realizada na manhã desta quarta-feira (26) e foram entregues 40 brinquedos lúdicos, oito cadeiras de alimentação reformadas, dez capas de colchonetes confeccionados e seis cadeiras de fio infantis.

O evento contou com a presença do diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, e da vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; além da superintendente de Gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Alelis Izabel de Oliveira Gomes, e do diretor da penitenciária, Paulo Godoy.

“Esse projeto é uma demonstração das ações positivas que temos dentro de nosso sistema penitenciário, e nessa parceria com o Município estamos aliando o trabalho prisional a melhores condições de assistência e aprendizado a essas crianças”, destacou o diretor do presídio, responsável pela condução do trabalho junto com a equipe de servidores penitenciário.

Para o diretor-presidente da Agepen, o trabalho é importante tanto para o sistema prisional quanto para a secretaria de educação, pois alia ocupação produtiva de detentos a melhor condição de aprendizado aos alunos. “E é um trabalho em que a sensibilidade e a humanidade devem estar presentes sempre. A dedicação de nossos servidores em incentivar o artesanato, resultando nesses brinquedos, mostra isso”, afirmou Aud, reforçando que a agência penitenciária trabalha para a sociedade. “Ajudando essas crianças estamos ajudando a proporcionar um futuro melhor para todos”, complementou.

Galeria de Fotos

Publicidade