Blitz News
Notícias
Esporte
Heroína olímpica leiloa medalha de ouro

?Heroína? olímpica leiloa medalha de ouro de Los Angeles 1984

Data: 19/06/2017 Fonte: Globo Esporte

Uma das maiores jogadoras de basquete do século XX está se desfazendo de uma de suas conquistas mais importantes na carreira. Teresa Edwards, campeã olímpica nos Jogos de Los Angeles 1984, Seul 1988, Atlanta 1996 e Sydney 2000, além de medalha de bronze em Barcelona 1992, colocou sua primeira medalha de ouro em um leilão e recebeu um lance inicial de U$ 15 mil dólares (quase R$ 50 mil). O valor final pode ultrapassar os U$ 29 mil dólares (mais de R$ 95 mil) com 17 dias restantes.

- Morrer e deixar as medalhas em casa seria horrível. Se alguém comprar minha medalha por esse tipo de dinheiro, acho que iria apenas abrir uma nova janela, uma oportunidade para as mulheres no esporte e sua história - afirmou Edwards.

Disponibilizados na casa de leilões Lelands, a coleção da armadora inclui também um paletó e seu anel Naismith Basketball Hall of Fame 2011 de ouro 10 quilates enfeitado por rubis e diamantes, além de camisas da seleção dos Estados Unidos usadas nas Olimpíadas de Barcelona 1992 e Sydney 2000, anéis olímpicos, uma bola de basquete autografada e relógios da ex-jogadora.

Na Olimpíada de 1984, ano que marcou o primeiro título dos EUA no basquetebol feminino em Jogos Olímpicos, Edwards era a jogadora mais jovem da seleção norte-americana com 20 anos. Ela é a única jogadora a disputar cinco Jogos Olímpicos no basquete, algo que no masculino, apenas Rican Teófilo Cruz, de Porto Rico, e Oscar Schmidt, fizeram, e a única atleta a conquistar medalhas em cinco Olimpíadas.

Uma das intenções com o leilão é "testar o mercado", para decidir se venderá ou não as outras medalhas olímpicas. A outra motivação é promover a igualdade de gênero.

- Eu não acho que as mulheres realmente tenham uma oportunidade real de fazer parte da riqueza que os homens têm com artigos desta natureza. Eu adoraria, em primeiro lugar, ver as mulheres ter um mercado para ter as mesmas opções e a oportunidade de fazer parte desse mundo dos leilões, de ser parte da grandeza que acompanha os produtos de Baby Ruth, Muhammad Ali e Michael Jordan. Eu apenas sinto que as mulheres têm um mercado. Temos Jackie Joyners, Billie Jeans King e Martina Navratilova – destacou.

Teresa também foi campeã mundial em 1990 e perdeu apenas dois jogos oficiais com a seleção americana. Um deles na Olimpíada de Barcelona 1992, contra CEI (Comunidade dos Estados Independentes) e outro na semifinal do Mundial da Austrália de 1994 para a seleção brasileira de Hortência, Janeth e Paula.

Publicidade
Publicidade