Blitz News
Notícias
Notícia
Moradores transformam terreno baldio em horta

Moradores transformam terreno baldio em horta comunitária em MS

Data: 09/06/2017 Fonte: G1

Horta

Moradores do bairro Carandá Bosque, em Campo Grande, transformaram um terreno baldio em horta comunitária. Tem mandioca, laranja, milho, um monte de legumes, frutas e temperos. A ideia é ocupar todos os espaços, até o canteiro da calçada.

A publicitária Cristiane Ami diz que pretende ampliar o projeto. “A gente vai plantar abóbora, melancia, melão, uns tomatinhos aqui também pra ficar mais charmosinho. Mas a ideia é justamente essa, sensibilizar e mobilizar a população e mostrar que é possível sim cultivar o alimento em pequenas áreas e em frente de casa, no quintal”.

Na horta não entra agrotóxico. A plantação é da forma mais orgânica possível. Eles chamam o espaço de agro jardim.

Foi Ana Cláudia Braga quem teve a ideia de fazer a horta neste terreno baldio. O dono autorizou. “Fizemos alguns cursos de agroecologia e resolvemos implantar aqui a agroecologia urbana, ou seja, plante perto de você, plante o mais próximo possível que você possa alcançar”.

As plantas mudaram a paisagem do terreno e trouxeram mais tranquilidade para os vizinhos. Antes, o espaço era cheio de mato e caramujo africano. Os restos de poda eram jogados no local sem critério algum.

O jardineiro Arlindo Pereira lembra bem como era. “Cheio de insetos, bichos peçonhentos, essas coisas assim, ratos e tal porque o córrego é próximo. E tinha tudo aqui, era bem abandonado mesmo”.

 

Publicidade
Publicidade