Blitz News
Notícias
Entretenimento
Física explica por que caem c/ tela virada p/baixo

A física explica por que smartphones caem com a tela virada para baixo

Data: 18/12/2015

Acredite ou não, não é apenas a Lei de Murphy que define se um smartphone vai ou não cair com a tela virada para baixo: o que está por trás disso é na verdade a mesma física que influencia a torrada com manteiga.

Como parte de um exercício de relações públicas para encorajar as pessoas a comprarem o seusmartphone duro na queda, a Motorola pediu para o físico Robert Matthews – conhecido por um artigo científico sobre as torradas com manteiga, a Lei de Murphy e a física – trabalhar no problema envolvendo o smartphone.

A resposta é surpreendentemente simples: se o smartphone vai cair com a tela virada para baixo ou para cima depende de algumas variáveis, como por exemplo como você está segurando o aparelho no momento em que ele cai e a distância até o chão. Como as pessoas tendem a segurar o smartphone de certa forma (dedos abaixo do centro de gravidade na traseira, mais ou menos na altura do peito), a estatística mostra que os smartphones acabam no geral caindo mais frequentemente com a tela para baixo.

A boa notícia é que a equação depende de como as pessoas tentam evitar a queda quando derrubam o aparelho: se você simplesmente deixá-lo cair, é mais provável que ele caia com a tela para cima. No entanto, não garanto que o Professor Matthews vai pagar pelo conserto do seu aparelho se acontecer o contrário.

Publicidade
Publicidade